terça-feira, 24 de setembro de 2013

O que é pecuária orgânica?



Afim de esclarecer algumas dúvidas,  elaboramos um pequeno resumo sobre o que é a Pecuária Orgânica. Rápido e direto. Confira:
Princípios
A Pecuária Orgânica é baseada em um tripé que envolve a não contaminação da água, a produção ambientalmente correta e a atividade socialmente justa.
Não confunda Boi Orgânico com Boi Verde. 
Boi Orgânico: está inserido em um sistema agroecológico. Sua produção não utiliza agrotóxicos, adubação química, utilização rotineira de antibióticos e práticas danosas ao meio ambiente, tais como: queimadas e desmatamentos.  Além disso, o boi orgânico deve ser certificado.
Boi Verde: é a denominação para animais explorados a pasto, mas sem restrição quanto ao uso de tecnologias geradoras de resíduos poluentes.
Integração
Pecuária Orgânica exige uma visão holística, integradora. Recursos naturais, animal e homem devem conviver de forma harmoniosa e saudável.  Entre as práticas estão: rotação de cultura, adubação verde, controle biológico de pragas e integração pecuária-floresta-agricultura.
Bem-estar animal
Garantir qualidade de vida ao animal, por meio de uma alimentação saudável, espaço físico adequado, fácil acesso à água, e prevenção de doenças, é uma das diretrizes da pecuária orgânica.
Certificação
Para ser orgânico, deve-se cumprir as normas do MAPA, estabelecidas na IN-46, de 06/10/2011, Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção Animal e Vegetal.
Tempo de Conversão:
6 meses a 4 anos. Depende do histórico de exploração convencional.
Para conferir o artigo completo, publicado na Animal Business, da SNA, clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário